Correr é saúde

Correr é saúde

Investir em uma vida mais saudável, por meio do esporte, vai exigir dedicação e disciplina 1n9uiue. Mas vale a pena

Correr é tudo de bom. Tenho 46 anos, pratico esse esporte há quase três décadas, sou casado com uma atleta que participou de provas de revezamento inclusive no exterior e, para completar, nossa filha segue o mesmo caminho.

Além de correr, sou educador físico e faço o treinamento de pessoas interessadas em ingressar e serem bem sucedidas na modalidade, investindo em uma vida mais saudável. Na Unimed, oriento um grupo de colaboradores que se reúne duas vezes por semana e alguns participantes comentam que, realmente, isto vem fazendo diferença em suas vidas. Eram pessoas em sua maioria sedentárias que, agora, se movimentam com frequência e se sentem mais bem dispostas no seu dia a dia.

Nem sempre começar é fácil para aqueles que nunca se dedicaram a um esporte e, de uma hora para outra, se veem diante de um desafio que vai exigir esforço e disciplina. Mas tudo vale a pena pela saúde. Fico satisfeito ao saber que estamos, por meio da prática esportiva, ajudando as pessoas a serem mais felizes.

Tudo deve começar por uma avaliação médica e é fundamental que o cardiologista seja informado da vontade de seu paciente em investir nessa atividade. Nos primeiros 15 dias a um mês, sugere-se que ao menos três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas-feiras, por exemplo), sejam reservados de 25 a 30 minutos pela manhã ou no final da tarde. Comece pensando em um desafio de 3 a 4 quilômetros, mas a dica é correr durante um minuto e caminhar outros três, repetindo isto quantas vezes conseguir. Se puder, busque a orientação de um profissional especializado, que saberá desenvolver o seu potencial sem o risco de lesões. Esteja atento, também, à necessidade de fazer alongamentos adequados, principalmente após os treinos. Com o tempo, a pessoa vai adquirindo resistência e se fortalecendo para que as dificuldades naturais de um iniciante se transformem em uma corrida prazerosa.

Edivando Souza dos Santos
Educador físico e atleta há 27 anos
Parceiro Unimed