Aplicação do Pilates na Corrida

Aplicação do Pilates na Corrida

A corrida é um exercício aeróbico que a cada dia tornar-se mais popular no Brasil, é uma das formas mais eficazes de se obter condicionamento físico e melhor qualidade de vida. Porém como todo esporte, uma conseqüência negativa da corrida tem sido o aumento do numero das lesões relacionadas a essa atividade, principalmente quando realizada de maneira inadequada.

Há diversas formas de aperfeiçoar a corrida e prevenir lesões, e uma delas é o Método Pilates. Segundo a Associação Brasileira de Pilates (ABP), o exercício traz benefícios para o corpo de forma geral, sem concentrar o desenvolvimento de algumas partes do corpo e de outras não.

É possível a realização de um trabalho mais específico e personalizado para um atleta com o Pilates mantendo seus princípios básicos: centro de força, concentração, controle, precisão dos movimentos, respiração e fluidez de movimento.

Nesse método determinados exercícios, são especialmente eficazes para identificar, organizar e equilibrar os desvios mais frequentes. Podemos apresentar diversas variações no alinhamento corporal, provocadas por posturas inadequadas, desequilíbrios musculares ou acidentes ao longo da vida.

Para os corredores, o Pilates tem diversos benefícios:

– Fortalece a musculatura sem grande aumento de massa, mantendo a leveza, tonificando a musculatura menos utilizada na corrida e prevenindo lesões;

– Ganho de flexibilidade, prevenindo estiramentos e rupturas musculares. Melhora a circulação sanguínea e sensação de relaxamento muscular, mesmo durante a corrida.

– Trabalhos específicos de alinhamento corporal, equilíbrio e controle motor. Recrutamento de fibras musculares, criando resistência para os tipos de contração muscular;

– Desenvolve a força dos músculos do núcleo do corpo (profundo das costas, abdome e assoalho pélvico, ajudando no suporte do tronco.

– Aumento da concentração, redução da ansiedade e melhora na qualidade da respiração influenciando diretamente no rendimento do atleta.

Visto os benefícios do Pilates para a corrida, deve-se buscar agregá-los de maneira a obter melhores resultados. O profissional pode periodizá-la em conjunto com o Pilates durante a semana visando desenvolver um condicionamento adequado a cada corredor de maneira especifica e individual sempre pensando nas necessidades individuais do ser humano. Podendo assim lhe oferecer uma vida melhor.

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Heloisa Bettoni Kawás
Fisioterapeuta