Correndo das lesões com Pilates

Correndo das lesões com Pilates

Não é segredo, boa parte dos fãs da corrida de rua já experimentaram o desprazer de uma lesão.

Seja por um entorse de tornozelo, estiramento, contratura muscular, fasceíte plantar, bursites, lesões meniscais ou as tão famosas tendinites… O fato é que nossas ruas e calçamentos fogem dos padrões ideais para realizar a prática desta atividade em segurança e, quando se tem alguma alteração preexistente tudo isso se torna ainda pior, neste caso me refiro aos desvios e/ou patologias posturais que são muito freqüentes como: escolioses, lombalgias, ciatalgias, instabilidades articulares, descarga de peso irregular e discrepância de membros inferiores.

Para diminuir esta combinação de fatores, reduzir ao máximo o seu risco em fazer lesões e sofrer com um afastamento prolongado, uma excelente pedida é somar a sua prática de corrida o PILATES. O método PILATES realizado de forma rotineira equilibra o corpo do atleta através da correção postural e ainda de quebra melhora o seu desempenho em sua atividade.

Graças ao fortalecimento obtido com eficiência no abdome, o corredor consegue no PILATES uma grande estabilização de sua coluna e perfeito alinhamento postural, fazendo com que este corra com muito mais equilíbrio, fluidez, coordenação de membros e economia de movimentos.

No PILATES além dos alongamentos trabalhados nas aulas para ganho de mobilidade e flexibilidade, quando se trata de corredores de rua temos um trabalho específico para ganho de estabilidade articular, ganho de resistência, coordenação motora, equilíbrio, melhora da capacidade respiratória e da concentração do atleta, prevenindo o risco de lesões osteomioarticulares e recuperação mais rápida nas dores e fadiga pós-corrida.

As aulas em geral são ricas em acessórios como bolas, discos, faixas elásticas, medicine balls, bosu, treinamento suspenso e claro os equipamentos de PILATES, o professor se encarrega a dar um treino nada rotineiro e extremamente desafiador. O corpo do atleta será trabalhado globalmente, os exercícios não são isolados o que os tornam difíceis e nada óbvios.

A busca pela excelência dos movimentos nas aulas de PILATES, faz com que o corredor reconheça suas dificuldades e desequilíbrios, melhorando a propriocepcão e desempenho em sua biomecânica na hora do stress da prova.

Que tal aderir a este cuidado?

Venha para o PILATES e corra com muito mais qualidade , segurança e ainda maximize seus resultados!

Danielle Cenerini
Fisioterapeuta – Conexão Pilates