Alimento a base de soja é indicado pós-exercício

Alimento a base de soja é indicado pós-exercício

Para as pessoas que praticam atividade física o consumo de alimentos com soja auxilia na recuperação muscular, além de ser um alimento funcional.

A soja é utilizada na produção de diversos produtos e está conquistando cada vez mais adeptos.O consumo do grãoestá, normalmente, relacionado ao público vegetariano, mas o alimento deveria estar presente na dieta de qualquer pessoa, principalmente dos praticantes de atividade física.Considerada mãe dos alimentos funcionais, a soja é uma excelente fonte de proteína, fibras, minerais e ácidos graxos.

Nos últimos anos, vários estudos científicos foram realizados paracomprovar a ação da soja na prevenção de doenças como problemas de coração, alguns tipos de câncer, osteoporose, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa, nas mulheres.Segundo a nutricionista Andrea Mansur Niemz, além de prevenir doençaso consumo de soja também é importante para praticantes de exercícios físicos, pois fortalece o corpo e melhora o desempenho físico.

Em geral, praticantes de exercício precisam de um aporte de proteínas maior que os sedentários porque o estresse imposto pelo treino promove o chamado catabolismo proteico muscular, que nada mais é do que um processo de degradação do músculo. “A proteína de soja auxilia na recuperação muscular pós-exercícios por meio da isoflavona que produz efeitos antioxidantes, diminuindo a dor e a inflamação, favorecendo assim a recuperação muscular de forma mais rápida e eficiente.”

A proteína de soja é vegetal, sendo diferenciada das demais por ser considerada completa. “A proteína possui todos os aminoácidos essenciais ao organismo, como as proteínas de origem animal”, afirma a nutricionista. Além disso, possui ótima digestão, o que a torna interessante para quem precisa de um aporte aumentado desse nutriente como os praticantes de atividades físicas. “A vantagem do consumo de alimentos derivados de soja e fontes de proteínas é que, em geral, eles não vêm associados a quantidades elevadas de gorduras, como é caso das proteínas de alimentos de origem animal como carne e leite integral”, explica Andrea.

Para promover efeitos positivos à saúde, recomenda-se o consumo de 25 gramas de soja por dia. Uma maneira prática e simples de incluir a soja em dietas alimentares é por meio dos derivados da soja, como as bebidas à base de soja.“Essas podem ser utilizadas como opção em lanches saudáveis no intervalo entre as refeições. E,são adequadas também para servir de auxílio na hora de repor as perdas de nutrientes imediatamente após o exercício”, finaliza.

Marcela Miranda
Cocamar